#Acontece! A Cor do Brasil estreia em período Olímpico no Museu de Arte do Rio (RJ)

Tarsila do Amaral - a primeira dama do modernismo nacional - é uma grande representante da arte brasileira e na mostra ela se faz presente com o seu Abaporu (1928) e Antropofagia ( foto - 1929). Foto: Marcel Blanco.
Tarsila do Amaral – a primeira dama do modernismo nacional – é uma grande representante da arte brasileira e na mostra ela se faz presente com o seu Abaporu (1928) e Antropofagia ( foto – 1929). Esta foto foi tirada durante a abertura que contou com uma conversa com os curadores da expo. Foto: Marcel Blanco/ Divulgação.

Acontece no Rio de Janeiro – agora no período olímpico – a mostra A Cor do Brasil no MAR (Museu de Arte do Rio). Dia 2 de Agosto a exposição estreou com mais de 300 peças vindas de países da América Latina (Argentina e México) e de algumas instituições brasileiras e ela veio com o objetivo de traçar a trajetória da arte brasileira desde o período colonial até o século XXI, ou seja, uma literalmente aula sobre a história da arte brasileira.

A expo vem dividida em três espaços. O primeiro traz uma seleção do impressionismo no Brasil seguida pela modernidade introduzida por Anita Malfatti, Goeldi, Portinari, entre outros. Já no segundo espaço temos Modernidade e Autonomia da arte, um núcleo formado pelos concretistas de São Paulo e, também, parte da cena da cor no Rio de Janeiro. No terceiro espaço temos a parte da Opinião, Tropicália, Geração 80 e Cor do Século XXI. Neste momento a Cor do Rio se torna o foco a partir dos movimentos Opinião e Tropicália, a SalaExperimental do MAM e Geração 80.

Cor do Brasil tem curadoria do Paulo Herkenhoff e Marcelo Campos e realização da equipe do Instituto Odeon/Museu de Arte do Rio e produção de Maria Clara Rodrigues (Imago Escritório de Arte), arquitetura de Leila Scaf Rodrigues e identidade gráfica de Fernando Leite.

Serviço

Quando? De terça à domingo até 15 de Janeiro de 2017.

Onde? MAR (Museu de Arte do Rio)

Praça Mauá, 5, Centro. Rio de Janeiro – RJ.

Ingressos? Entre R$10,00 e R$5,00

As terças são gratuitas para todos.

Gostou do meu post? Então compartilha!

Carol Cruz

Uma pessoa completamente apaixonada pela cultura (por todo tipo de cultura), uma produtora vidrada pelo mundo do teatro, principalmente dos musicais. Viciada em uma adrenalina de uma produção, seja ela em um ao vivo ou em um evento. Fofurices me encantam mas Caetano também. Escreve culturalmente através deste blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *