#Prêmio! Aquarius e Boi Neon se destacam no Prêmio Iberoamericano de Cine Fénix na Cidade do México!

BOI-NEONAquarius e Boi Neon novamente <3 Novamente os dois se destacam em uma premiação.

O Prêmio Iberoamericano de Cine Fénix acabou de ser realizado na Cidade do México, no Teatro de La Ciudade Esperanza Iris, que tinha como os grandes destaques brasileiros os filmes Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Boi Neon, de Gabriel Mascaro. E não foi por a caso que eles estavam lá. As duas produções ficaram entre as principais premiadas da noite junto com Neruda, de Manuel Basoalto.

Boi Neon, que tinha 8 indicações em categorias diferentes, levou o prêmio de Melhor Fotografia, que foi feito por Diego Garcia, e de Melhor Roteiro, que foi feito pelo próprio Gabriel. Já Aquarius levou para casa mais um prêmio de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho, e o de Melhor Atriz para – a incrível Clara – Sonia Braga. Mas Carol, você falou que foram os principais da noite, mas eles só levaram dois prêmios cada. Sim, só dois prêmios! Mas são os principais prêmios, tirando o de Melhor Filme, lógico, que ficou para Neruda.

Foto: Victor Jucá/ Divulgação
Foto: Victor Jucá/ Divulgação

Antes de divulgar a lista dos premiados, queria dividir com vocês os agradecimentos da querida Sonia e do Kleber:

Sônia: “Queria agradecer a organização, às companheiras (de disputa). Essa não é uma noite de competição e sim de comemoração. Agradeço aos amigos queridos. À equipe que construiu tudo com muito amor para existir a Clara. À Emilie, que me entregou essa Clara. Ao Kleber , que é um tesouro, que me entregou um roteiro, que me devolveu minha língua mãe, que me devolveu ao Brasil – que vive um momento muito difícil – e que me deixa muito feliz em estar comemorando com o Brasil neste momento. Quero agradecer de coração por tudo de que você me deu. Como brasileira, como cidadão, como atriz, obrigada, Kleber!” Disse Sonia bem feliz, emocionada e grata.

Já Kleber, que subiu ao palco ao som da trilha sonora do filme tocada ao vivo pela banda da premiação, fez questão de agradecer à equipe da produção do Prêmio, e, principalmente, à sua equipe que ficou no Recife: “Muito obrigado, Cinema 23 (responsável pela organização do Prêmio), por este espetáculo de cinema hoje aqui. (…) Aquarius é um filme sobre amor, sobre memória, e, principalmente, sobre a liberdade democrática de poder dizer não às vezes. Queria dividir isso aqui com toda a equipe incrível no Recife, Sonia Braga e Emilie.” FOI LINDO.

Sobre os agradecimentos de Gabriel Mascaro não posso falar muita coisa pois quando comecei à ver a premiação online, no YouTube, já tinha tido as suas premiações.

Equipe dos premiados Boi Neon, de Gabriel Mascaro, e Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. Foto: Reprodução Facebook Kleber.
Equipe dos premiados Boi Neon, de Gabriel Mascaro, e Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. Foto: Reprodução Facebook Kleber.

Agora chega de papo! Vamos aos premiados?

MELHOR SOM
Leandro de Loredo
O Clã
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Jacobo Lieberman
Tempestade
MELHOR DIREÇÃO
Kleber Mendonça Filho
Aquarius
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Estefania Larrain
Neruda
MELHOR FIGURINO
Muriel Parra
Neruda
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Tempestade
Pimienta Films, Terminal, Cactus Films
MELHOR FOTOGRAFIA
Diego Garcia
Boi Neon
MELHOR ATOR
Guillermo Francella
O Clã
MELHOR FOTOGRAFIA DE DOCUMENTÁRIO
Ernesto Pardo
Tempestade
PRÊMIO PELA CRÍTICA
Miguel Marías
MELHOR EDIÇÃO
Hervé Schneid
Neruda
MELHOR FILME
Neruda
Funny Balloons, Setembro Cine, AZ Films, …
PRÊMIO EXPOSITORES
Patricia Riggen
Os 33
LIFETIME AWART
Alejandro Jodorowsky
BEST ORIGINAL SCORE
Leonardo Heiblum
Tempestade
MELHOR ATRIZ
Sônia Braga
Aquarius
MELHOR ROTEIRO
 Gabriel Mascaro

 

Gostou do meu post? Então compartilha!

Carol Cruz

Uma pessoa completamente apaixonada pela cultura (por todo tipo de cultura), uma produtora vidrada pelo mundo do teatro, principalmente dos musicais. Viciada em uma adrenalina de uma produção, seja ela em um ao vivo ou em um evento. Fofurices me encantam mas Caetano também. Escreve culturalmente através deste blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *