#Feliz! No Dia Internacional do Livro, Pernambuco receberá seu primeiro ponto do BookCrossing <3

 

BookCrossing-Logo-900 (1)O BookCrossing – projeto incrível que tem como lema “Ler, Registrar e Libertar” – terá seu primeiro ponto físico em Pernambuco. O projeto criado nos EUA pelo programador Ron HornBacker, que colocou o site no ar em 2001 e até hoje vem fazendo sucesso, aportou no Brasil no mesmo ano e segundo a coordenadora do BookCrossing Brasil, Helena Castello Branco, já são 200 mil livros libertados no país. E todas as cidades brasileiras já contam com registros no site. 

Mas nem todos os estados contém um espaço físico. E será no próximo dia 23 de Abril, no Dia Internacional do Livro, que Olinda receberá o primeiro ponto físico pernambucano.  O local será a escola de idiomas Yázigi Olinda, lá o acervo será libertado em um lindo evento. Etiquetas estarão disponíveis para o cadastro e neste mesmo dia alguns livros serão libertados em locais públicos da cidade.

“O objetivo da gente é ajudar a levar mais cultura para a população”, diz a diretora Rosa Rezende. Ou seja, ficará mais fácil do pernambucano fazer parte do projeto, encontrando e/ou deixando seu livro no local, conectando mais pessoas através da leitura.

Mas o que é o BookCrossing?

bc2É um site onde você registra um código -o BookCrossing Identification Number (BCIN) – para aquele seu livro parado na estante. Depois de registrá-lo e colocar a etiqueta*, você o “liberta” em um lugar público, seja ele cultural ou não.

Sabe aquele livro que você tem apego? Aquele livro bom, que você não tem tanta coragem de passar adiante por ser tão querido mas que ao mesmo tempo quer que outras pessoas leiam por ser tão bom? Então, normalmente esses são os melhores, pois assim você dará oportunidade à outra pessoa ler esta obra em qualquer lugar do mundo.

No site tem todas as opções de etiquetas para colocar no livro e mais informações!*

 

Mas como eu fico sabendo onde o livro se encontra?

Sabe aquele código que foi gerado para registrar seu livro? Então, a próxima pessoa que pegar o seu livro, passará no site e fará um registro dizendo o local em que ele se encontra. Não é necessário colocar as informações pessoais, a pessoa pode criar um perfil figurativo. Mas o importante é informar o local para observarmos até ele pode chegar.

Além disso, o objetivo maior é conectar mais gente através dos livros, formando fóruns de debate com pessoas de qualquer lugar do mundo e conversas com opiniões sobre os livros, literatura, cultura, enfim. Atualmente são 11 milhões de livros cadastrados, 2,5 milhões de membros, isso tudo, em 132 pontos físicos.

Sao Paulo - SP - Brasil - 26.06.2014 - Helena Castello Branco, coordenadora do Bookcrossing no Brasil. (Foto: Patricia Stavis/Nitro)
Sao Paulo – SP – Brasil – 26.06.2014 – Helena Castello Branco, coordenadora do Bookcrossing no Brasil. (Foto: Patricia Stavis/Nitro).

Pontos físicos?

Sim, pontos físicos. Para facilitar mais ainda o alcance do projeto foram criados alguns pontos físicos que contam com um acervo maior de livros. Neles você pode também deixar sua obra preferida para um próximo leitor e buscar uma nova leitura também. Além de ajudar na busca por este projeto em sua cidade.

Foto Divulgação/ Retirada do site bookcrossing.com.br

Tem algum custo?

Não, nenhum. O intuito é formar a maior biblioteca do mundo!

10418992_669790083139353_1699854835520023302_n

<3

Serviço (Pernambuco) 

Quando? A partir do próximo dia 23 – no Dia Internacional do Livro

Local? Av. Presidente Getúlio Vargas, 1441. Bairro Novo. Olinda – PE.

Para saber se sua cidade já tem algum ponto físico, clique aqui!

 

 

 

Gostou do meu post? Então compartilha!

Carol Cruz

Uma pessoa completamente apaixonada pela cultura (por todo tipo de cultura), uma produtora vidrada pelo mundo do teatro, principalmente dos musicais. Viciada em uma adrenalina de uma produção, seja ela em um ao vivo ou em um evento. Fofurices me encantam mas Caetano também. Escreve culturalmente através deste blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *