#Surpresa! Bob Dylan ganha o Prêmio Nobel de Literatura!

bob-dylan-and-suze-rotolo-2

E hoje, uma semana depois do início das nomeações, foi divulgado o grande vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.

Foi uma surpresa para muitos:

1º – É um músico.

2º – Foi o primeiro norte-americano a ganhar o prêmio.

Depois dessa divulgação, os comentários não pararam. Uns questionaram-se se ele realmente merecia ganhar o prêmio, ou não, por ser um músico/compositor. Outros defenderam a indicação, pois é um compositor e ‘escreve’. Será que estaria certo dizer que músicas não deixam de ser textos/poemas? O que vocês acham?

Particularmente, não vejo um compositor só como um compositor. Ele pode até escrever com base musical, com base na sonoridade, com base nas rimas (algo que o poeta também faz), mas escreve. São palavras. São histórias. São sentimentos em forma de letras escritos em um papel. Desculpas se estou falando besteira, mas é o que minha leiga – sim, leiga – opinião diz.

nobel-literaturaDylan começou à escrever seus poemas desde os 14 anos, depois se tornou pintor, escritor (oficialmente), cantor e compositor.

Já ganhou Oscar, Grammy, Globo de Ouro, já foi dito como um dos maiores cantores de todos os tempos e, agora, com 75 anos, leva o Nobel, que é o prêmio (conjunto de prêmios) internacional com diferentes categorias, julgados por comitês suecos e noruegueses, reconhecendo os avanços culturais e/ou científicos.

A justificativa para a indicação foi clara: “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição norte-americana da canção”.

Gostou do meu post? Então compartilha!

Carol Cruz

Uma pessoa completamente apaixonada pela cultura (por todo tipo de cultura), uma produtora vidrada pelo mundo do teatro, principalmente dos musicais. Viciada em uma adrenalina de uma produção, seja ela em um ao vivo ou em um evento. Fofurices me encantam mas Caetano também. Escreve culturalmente através deste blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *